Brasil - a história contada por quem viu
Lançamento: novembro de 2008
Nº de páginas: 656
Preço: 59,00
Qual era a cor da mula que d. Pedro I montava no dia 7 de setembro quando proclamou a independência do Brasil? O que Getúlio Vargas fez segundos antes de atirar contra o próprio coração? O que Jânio Quadros fazia enquanto tramava um golpe? O livro Brasil – a história contada por quem viu, resultado de dois anos de trabalho de uma equipe de 21 pessoas chefiada por Jorge Caldeira, revela ao público a história do Brasil contada a partir do olhar das pessoas que viveram os mais importantes momentos da construção da nossa nação.
Ele traz 173 depoimentos históricos que vão desde a chegada de Cabral até o final do século XX. São verdadeiras jóias, que revelam aspectos até então completamente desconhecidos de nossa história. Alguns autores são anônimos. Outros, são grandes escritores, como José de Anchieta, Antônio Vieira, Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga, Visconde de Taunay, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graciliano Ramos e Ruth Cardoso. Entre os destaques do livro estão textos inéditos, que ficaram séculos guardados em arquivos.
A seleção dos textos seguiu dois critérios básicos: 1. o evento foi fundamental na vida brasileira; 2. foi pessoalmente vivido, com a experiência direta se transformando em substância da história que cada escritor conta. Dessa maneira, história geral e história pessoal se encontram e se misturam. Notas explicativas detalhadas garantem uma leitura fluente e informativa ao leitor.
Logotipo dos patrocinadores:
>
Imprensa:
Revista Veja - 24/12/2008
r>
Venda para leitores:
Livraria Cultura
Venda para livrarias:
www.superpedido.com.br
O Banqueiro do Sertão (2 volumes)
Lançamento: novembro de 2006
Nº de páginas: 1.152
Preço: 170,00
O primeiro volume, “Mulheres no caminho da prata”, mostra aspectos pouco conhecidos da economia e da sociedade coloniais de São Paulo. Entre eles, as rotas de comércio pelo interior do continente latino-americano moldadas pela prata do Peru, as fusões culturais entre portugueses e tupis, espanhóis e guaranis, e os conflitos entre jesuítas, senhores locais e poderosos metropolitanos.
O segundo volume, “Padre Guilherme Pompeu de Almeida”, narra a vida de um Doutor em Teologia no Colégio dos Jesuítas, que enriqueceu financiando expedições comerciais e empreendimentos de mineração no sertão.
A pesquisa incluiu vários arquivos no Brasil, Espanha, Portugal, Bolívia e Argentina.
Inteiramente ilustrado.
O banqueiro do sertão foi indicado para o prêmio Jabuti de Melhor Biografia e Melhor Projeto Gráfico, e para o prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa.
Logotipo dos patrocinadores:
Imprensa:
Folha de S. Paulo - 20/12/2006
Carta Capital - 13/12/2006
Valor - 08/12/2006
Revista IstoÉ - 29/11/2006
Revista IstoÉ Dinheiro - 29/11/2006
Revista Veja - 29/11/2006
O Estado de S. Paulo - 26/11/2006
Venda para leitores:
Livraria Cultura
Venda para livrarias:
www.superpedido.com.br
Na passagem da música das pequenas rodas para a canção do rádio e da indústria de discos, forjou-se o que atualmente chamamos de samba. Entre 1917 e 1939, no Rio de Janeiro, os elementos essenciais das canções foram definidos por artistas como Donga, Sinhô, Pixinguinha e Ismael Silva.
Também faz parte deste livro o ensaio biográfico Noel Rosa, de costas para o mar, em que o poeta de Vila Isabel aparece como o maior beneficiário do processo de constituição do samba.
Ilustrado, o volume contém um pequeno dicionário biográfico sobre os grandes artistas do gênero.
Logotipo dos patrocinadores:
Imprensa:
O Estado de S. Paulo - 04/05/2007
Entre Livros - 07/2007
Venda para leitores:
Livraria Cultura
Venda para livrarias:
www.superpedido.com.br