José Bonifácio: Obra Completa

O site contém 10.178 páginas de documentos, todas indexadas a um sistema de busca e consulta. O projeto envolveu pesquisa em arquivos no Brasil e no exterior, digitalização de documentos, catalogação, indexação e edição.

Unindo experiência no tratamento eletrônico de informações e tecnologia de ponta, a Mameluco concebe e executa projetos de digitalização de documentos, desenvolvimento de bancos de dados e acervos virtuais. Desde 1996, digitalizou e indexou cerca de 2 milhões de documentos.

Legado Natura (2010-2012)

Projeto de registro e construção da história da Natura. Fazendo uso de um método que, por um lado, respeita a forte tradição oral na trajetória da empresa e, por outro, ancora episódios simbolicamente marcantes em documentos selecionados, estrutura-se um livro cuja missão é criar um elo vivo e perene entre passado e presente.

Leia mais

Arquivo Histórico Eletrônico Casa do Pinhal (2010-2011)

Construção de um arquivo histórico eletrônico que integra todo o conhecimento adquirido sobre a Fazenda Pinhal, a família Arruda Botelho, a região e a história do café no oeste paulista. Também foi realizada a capacitação da equipe da Fazenda Pinhal para manter e ampliar um arquivo relevante para pesquisadores.

Leia mais

Ruth Cardoso: Obra Reunida (2008-2011)

Banco de dados com 30 mil imagens de documentos hospedado no ambiente de intranet. A Mameluco digitalizou todo o material textual e iconográfico do acervo de Ruth Cardoso e o integrou num banco de dados acessível via intranet. Isso possibilitou um trabalho em equipe que deu origem ao livro Ruth Cardoso: obra reunida.

Leia mais

Museu da História do Estado de São Paulo (2009)

Pesquisa histórica do projeto de implantação do museu, sob a curadoria de Roberto Pompeu de Toledo. A Mameluco desenvolveu uma intranet específica, com acesso a todos os pesquisadores envolvidos, e que recebeu 32 mil páginas de documentos textuais e 2.758 imagens iconográficas relativas à história paulista.

Leia mais

Votorantim 90 anos: uma história de trabalho e superação (2005-2008)

Banco de dados com 80 mil páginas de documentos. Contém todo o acervo que a equipe da Mameluco digitalizou no ambiente da empresa, catalogou e indexou visando a produção do livro ilustrado sobre os 90 anos do grupo Votorantim.

Leia mais

História Vivida (2007-2008)

Digitalização, catalogação e indexação de textos e documentos e desenvolvimento de uma cronologia eletrônica de história do Brasil com 10 mil entradas. Todo esse instrumental permitiu aos pesquisadores selecionar os 173 documentos que compõem o livro Brasil: a história contada por quem viu, publicado pela editora Mameluco.

Leia mais

Victor Civita (2006-2007)

Banco de dados com 171 mil páginas de documentos digitalizados e indexados sobre o empresário Victor Civita, fundador do grupo Abril. O banco contém todo o material textual e iconográfico digitalizado pela equipe da Mameluco no acervo da família Civita e no centro de memória da empresa.

Leia mais

José Bonifácio: Obra Completa (desde 2005)

O projeto sobre a obra do Patriarca da Independência envolveu pesquisa histórica em arquivos no Brasil e no exterior, digitalização dos documentos, catalogação, indexação e edição. O site (www.obrabonifacio.com.br) contém 10.178 páginas de documentos, sendo 7.059 páginas de manuscritos inéditos.

Leia mais

O Banqueiro do Sertão (2004-2006)

A confecção do banco de dados com a pesquisa para a obra publicada em dois volumes exigiu a digitalização, catalogação e indexação de mais de 300 mil páginas de documentos dos séculos XVI, XVII e XVIII, reunidos a partir de uma pesquisa em arquivos no Brasil, Espanha, Portugal, Bolívia e Argentina.

Leia mais

Mesa Brasil (2004)

Livro ilustrado sobre a história do programa Mesa Brasil de combate à fome, coordenado pelo Sesc São Paulo. Concepção, pesquisa, textos, projeto gráfico e edição da Mameluco, para publicação do Sesc-SP.

Leia mais

Acervo Mesquita (1999-2002)

Reorganização eletrônica do arquivo particular da família Mesquita, proprietária do jornal O Estado de S. Paulo, e digitalização de parte do arquivo da redação do periódico, num total de 220 mil páginas de documentos.

Leia mais

Coleção Formadores do Brasil (1998-2000)

Digitalização e indexação dos textos de Diogo Antônio Feijó, Bernardo Pereira de Vasconcelos, Visconde de Cairu, Hipólito José da Costa, Frei Caneca, Visconde do Uruguai, Zacarias de Góis e Vasconcelos, José Bonifácio de Andrada e Silva e Marquês de São Vicente reproduzidos nos nove volumes da coleção.

Leia mais

Memórias Musicais (2000-2002)

Banco de dados multimídia com os acervos de música popular brasileira de Humberto Franceschi e José Ramos Tinhorão. Concebido e agenciado pela Mameluco para a Sarapuí Produções, o projeto abrangeu pesquisa, restauração de originais e digitalização. Disponível ao público no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro.

Leia mais

Ronaldo: glória e drama do futebol globalizado (2002)

Pesquisa e indexação de 10 mil páginas de documentos disponíveis na internet para a produção da biografia de uma das maiores personalidades do mundo globalizado do futebol. Concebido e escrito por Jorge Caldeira, o livro foi publicado pela Editora 34 com o jornal Lance.

Leia mais

A guerra (1999-2002)

Desenvolvimento de banco de dados com o material da cobertura da I Guerra Mundial feita por Julio Mesquita, fundador do jornal O Estado de S. Paulo. Deu origem ao livro A guerra, publicado pela editora Terceiro Nome, que conta com ensaio biográfico sobre o jornalista assinado por Jorge Caldeira.

Leia mais

Viagem pela história do Brasil (1997)

CD-ROM e livro com mais de 1.200 tópicos da história brasileira, 2.000 ilustrações, 130 biografias e 90 documentos importantes. Com uma lógica de navegação pensada para ser entendida por qualquer pessoa, é um dos poucos CD-ROM no mercado que não necessita de instalador para ser executado.

Leia mais