Ruth Cardoso: obra reunida


Organizadora:

Teresa Pires do Rio Caldeira

Lançamento: 2011

Nº de páginas: 568

Formato:
16 x 23 cm

ISBN: 978-85-60432-07-3

Preço: R$ 75,90

Disponível na Loja Virtual Compre

Distribuídos em oito partes temáticas cronologicamente organizadas, os 41 textos que compõem este livro traçam a trajetória intelectual de Ruth Corrêa Leite Cardoso (Araraquara, 1930-São Paulo, 2008).

Embora Ruth Cardoso seja uma figura pública admirada por brasileiros dos mais diversos credos políticos e de diferentes classes sociais, quase uma unanimidade nacional, pouquíssimos são aqueles que conhecem de fato sua obra e que têm noção de sua real importância para a antropologia e a ciência política no país. Parte desse desconhecimento se deve à dificuldade de acesso a suas publicações, artigos, papers, transcrições de palestras, prefácios, cadernos de campo e anotações para aulas, textos dispersos nos mais diversos meios.

A antropóloga Teresa Pires do Rio Caldeira, professora da Universidade da Califórnia (Berkeley) e discípula de Ruth, passou três anos pesquisando para chegar à seleção presente em Ruth Cardoso: obra reunida. O texto mais antigo data de 1959; o mais recente é de 2004. Como o intuito é apresentar seu pensamento crítico, uma reflexão autoral, a produção da época em que ela assumiu o posto de primeira-dama e esteve à frente do programa Comunidade Solidária – ou seja, em que, muitas vezes, o cerimonial e a especificidade do cargo público impunham outro tom ao discurso –, não foi contemplada nesta edição. O que aqui se apresenta são temas e reflexões que pontuaram a vida intelectual de Ruth Cardoso: os migrantes japoneses (que marca o início de sua carreira acadêmica), a antropologia (o ensino, os impasses, os conceitos, a pesquisa, o método etc.), os favelados, os movimentos sociais, o feminismo, a mídia, a juventude e as políticas sociais. Seis dos textos tinham sido originalmente publicados em língua estrangeira (três em inglês e três em francês) e jamais, até o momento, em português. Um, “Notas para discussão”, apresentado em um seminário sobre análise do discurso, em 1979, permanecia inédito.

No texto de apresentação, “Ruth Corrêa Leite Cardoso: a intelectual e seu tempo”, Teresa Caldeira cruza biografia, carreira acadêmica, trajetória intelectual e a tese segundo a qual Ruth teria corporificado perfeitamente a atitude moderna, uma postura crítica que a levava a nunca tomar como definitivo o que lhe era dado, sempre procurando perspectivas alternativas. Faz tudo isso apresentando pontualmente cada uma das oito partes que compõem o livro e, nesse movimento, oferece uma chave de leitura que só mesmo quem acompanhou de perto a autora e se dedicou ao estudo de seus textos seria capaz de expor. Na sequência, “Ruth Corrêa Leite Cardoso: minha parceira intelectual”, depoimento de Eunice Ribeiro Durham, traz, num registro tocante, a história de uma época em que as ciências sociais estavam criando suas bases no país, capítulo importante não apenas na formação da Universidade de São Paulo, que determinaria os rumos das futuras gerações de antropólogos e cientistas políticos, como também da nação brasileira.

Antecedidas por esses dois textos, a visão do conjunto da obra, por um lado, e a clareza e simplicidade da escrita de Ruth Cardoso, por outro, permitem que o leitor deste livro compreenda os caminhos que desembocaram em certa interpretação do Brasil, em especial, de sua sociedade, interpretação de admirável lucidez e incrivelmente à frente de seu tempo.

 

Veja o que saiu na imprensa

O Estado de São Paulo - 12/11/2011
Folha de S. Paulo - 12/11/2011
Revista Veja - 16/11/2011
Revista IstoÉ - 12/11/2011
Paraná Online - 17/11/2011
Rádio CBN - 21/11/2011
Cesar Giobbi - 21/11/2011
Comércio do Jahu - 21/11/2011